Alunos
ENADE

O que é o ENADE?
O Enade é um Exame Nacional de Desempenho para estudantes universitários criado pelo MEC. Participam da inscrição obrigatória nesse exame os alunos concluintes e os alunos ingressantes.
A inscrição desses alunos pela FACIBRA é obrigatória, mas não são todos os alunos inscritos que fazem o exame do Enade. Ele é aplicado sobre uma amostra de alunos selecionados entre os inscritos. Somente os alunos que forem selecionados terão a obrigatoriedade de comparecer ao exame, sob pena de não receber o diploma.
Portanto, atenção às próximas convocações para não ficar de fora!
Qual o objetivo do ENADE?
O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sinaes, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.
Por que participar do exame?
De acordo com a Lei nº 10.861, de 14/04/2004, o Enade é um componente curricular obrigatório. Sem ele, o aluno não cola grau e não recebe o diploma.
Com esse novo sistema, os cursos são avaliados a cada 3 anos. Assim, se o aluno não for inscrito ou for inscrito e selecionado e não comparecer ao exame do Enade, só terá nova oportunidade daqui a 3 anos. Neste caso, também, o aluno não poderá fazer a colação de grau nem receber o diploma.
Exame do ENADE
A Prova do ENADE é dividida em duas partes: uma de conhecimento geral, com 10 questões,abrangendo ciências sociais, políticas e econômicas, com peso de 25% na nota; outra, específica relacionada aos conteúdos de cada curso, com 30 questões e peso de 75% na nota. Além das questões objetivas de múltipla escolha, as provas deverão reservar espaço para quatro ou cinco perguntas com respostas discursivas.
A Nota do Curso tem como base um conceito estabelecido da estatística chamado afastamento padronizado, sendo a Nota Final dependente de três variáveis:
I) desempenho dos alunos concluintes nas questões específicas do curso (peso de 60% na Nota Final);
II) desempenho dos alunos ingressantes nas questões específicas do curso (peso de 15% na Nota Final);
III) desempenho dos alunos (concluintes e ingressantes) nas questões de formação geral (peso de 25% na Nota Final).
Ao final, cada curso receberá uma nota de 0 a 5, que corresponde a conceitos de 1 a 5. Além da prova, os alunos selecionados também recebem um questionário sócioeconômico, em sua residência, com cerca de 100 perguntas, para ser entregue no dia da prova. Esse questionário aborda questões em relação ao curso, tais como, instalações físicas, adequação de aulas teóricas e práticas, laboratórios e professores.
No dia da prova, os alunos respondem a um outro questionário em relação à impressão da prova, como grau de dificuldade da prova, comparação com as provas que fez em sua Instituição e grau de exigência das provas realizadas durante o seu curso. Qualquer dúvida com o preenchimento fale com o seu Coordenador de Curso.
Os Coordenadores de Curso também recebem um questionário para responder e enviar ao INEP, aproximadamente 15 dias após a realização das provas.
Informações
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta das 13:30h às 22:30h
Telefone
43 3528-1938 | WhatsApp 43 99840 1919